Viva com seu filho a mágica das férias!

Conciliar a agenda de toda a família durante o ano letivo requer muita disciplina e dedicação. Escola, atividades extra-curriculares, consultas médicas, encontros com amigos, reuniões de trabalho dos pais… Tudo precisa se encaixar perfeitamente para que todos possam cumprir os compromissos. É tanta correria que, quando chegam as férias, não é raro se deparar com uma certa sensação de vazio… O que eu faço agora?

É saudável que seja assim. O tempo extra que as crianças ganham nas férias é importante para que possam recuperar as energias enquanto o cérebro processa todas as informações acumuladas ao longo do ano. O que não significa que as férias sejam momentos de tédio, em que não se aprende nada.

A quebra de rotinas é uma ótima oportunidade para que as crianças aprendam a gerenciar o próprio tempo. E para que façam as descobertas mágicas que todos nós carregamos como lembranças pelo resto de nossas vidas – o primeiro acampamento, a primeira viagem sem os pais, o primeiro amor… Haja aprendizado!

Para ajudá-lo na tarefa de guiar parte dessas descobertas, elaborei uma lista com 16 atividades em família que vão reconectar seus filhos com o mundo real e tornar as férias deles inesquecíveis.

A força da Natureza…

Tire os sapatos ou tênis, sinta o chão sob seus pés, brinque na chuva, coloque as mãos na terra. A natureza está aí para ser vivida! Além disso, usar as mãos para criar os próprios brinquedos é transformador. Nos ensina que somos capazes de mobilizar nossa inteligência para criar algo concreto com que podemos nos divertir.
Confira 3 atividades que vão ajudar você e seu filho nessa reconexão.

Dica 1Material:

  • Engradado de uvas
  • Terra ou humus para plantio
  • Isopor picado
  • Manta de jardinagem (bidim)
  • Seis mudas de hortaliças
  1. Encha o fundo do engradado com isopor picado;
  2. Forre a superfície sobre o isopor com um pedaço de manta de jardinagem (bidim);
  3. Coloque uma camada de terra preta sobre a manta e plante seis mudas de hortaliças – podem ser cebolinha, salsinha, rúcula e beterraba, por exemplo;
  4. Regue duas vezes por dia com spray de água até encharcar o solo e coloque o caixote no sol do início da manhã e do fim da tarde.

Seu filho vai amar ver as mudas que ele plantou crescerem.ire os sapatos ou tênis, sinta o chão sob seus pés, brinque na chuva, coloque as mãos na terra. A natureza está aí para ser vivida! Além disso, usar as mãos para criar os próprios brinquedos é transformador.

Dica 2Materiais:

  • 1 vareta de 52 cm;
  • 1 vareta de 30 cm;
  • 1 carretel de linha 10;
  • Régua e lápis (ou caneta);
  • 1 folha de papel de seda
  • Cola branca
  1. Com a régua, meça 18 centímetros a partir de uma das pontas da vareta de 52 centímetros e faça uma marcação com lápis ou caneta;
  2. Na vareta de 30 centímetros, faça uma marcação de 15 centímetros;
  3. Junte as duas varetas nos pontos marcados formando uma cruz;
  4. Use a linha para prender as duas varetas nesse formato, dando cinco voltas para cada lado;
  5. Ligue as 4 extremidades da cruz com a linha, amarrando-a em cada uma das pontas;
  6. Passe cola na vareta maior e cole-a na folha de papel de seda;
  7. Com a caneta ou o lápis, marque o contorno da estrutura. Lembre-se de deixar uma borda de cerca de 1 centímetro.
  8. Recorte o papel no ponto marcado no passo anterior e faça cortes nas pontas no sentido das varetas, para facilitar a dobra.
  9. Passe cola nas bordas do papel e dobre envolvendo a linha;
  10. Amarre uma linha nas duas extremidades da vareta menor, passando pela frente da pipa, para fazer o estirante.

Sua pipa está pronta! Agora prenda o carretel no estirante e leve seu filho a um ponto descampado e sem fios de rede elétrica para sentir a força do vento! Nos ensina que somos capazes de mobilizar nossa inteligência para criar algo concreto com que podemos nos divertir.
Dica 3Materiais:

  • Garrafa pet lisa
  • 3 clipes de papel
  • Régua
  • Caneta permanente
  1. Corte o tampo da garrafa onde termina a parte curva;
  2. Preencha o fundo da garrafa com pedras até a altura de 3 centímetros;
  3. Preencha o fundo com água até cobrir as pedras, na marca de 4 centímetros;
  4. Com a caneta, faça uma marca na linha da água. Esse será o seu ponto zero;
  5. Com a régua e a caneta permanente, marque o restante da garrafa indicando os centímetros e milímetros;
  6. Tire a tampa do bico que você recortou da garrafa no passo “a” e coloque-o invertido na abertura da garrafa, na posição de funil. Prenda com os clipes de papel;
  7. Coloque a garrafa numa superfície plana do lado de fora para que possa captar água da chuva.

Depois de cada chuva, lembre-se de conferir quantos milímetros a água subiu no seu pluviômetro caseiro!

A força do lúdico…

Nada vence a força de uma boa história, um teatrinho, uma brincadeira de faz de conta, um jogo. Além de estimular a criatividade, o lúdico aumenta os conhecimentos e desenvolve as habilidades sociais e emocionais por meio de jogos, danças e músicas. A representação da realidade num ambiente controlado é um instrumento poderoso de análise, reflexão, aprendizado e muita diversão.

Confira a seguir 7 brincadeiras que podem ajudá-lo a viajar fora do mundo da realidade.

Dica 4Junte um grupo de amigos, um punhado de roupas, panos, fantasias e solte a imaginação com seus filhos na criação de uma peça teatral. Esta atividade pode ser adaptada de acordo com a idade. Vale fazer uma releitura de uma peça que vocês assistiram juntos, se seu filho for mais velho, ou simplesmente criar uma história totalmente nova em conjunto com as crianças, que podem ir vestindo as fantasias e imaginando as cenas. Outra possibilidade é encher uma sacola com pedaços de papéis onde estão escritos nomes de personagens diferentes: princesa, rei, sapo, pirata, etc. À medida em que você vai sorteando um personagem, uma nova criança entra em cena e inventa uma continuação da história.

Dica 5Reúna uma boa quantidade de gibis diferentes, apresente à turma e proponha a criação coletiva de uma história desenhada com começo, meio e fim. Você pode começar com uma tira – em geral com três ou quatro quadros – e ir ampliando, à medida que eles demonstrarem interesse pelo gênero, para uma página ou mesmo um livro inteiro.

Dica 6Este jogo de memória usando músicas é sucesso absoluto entre a garotada. Você precisa reunir um grupo de amigos. Quanto mais crianças juntas, mais divertida é a brincadeira. Confira as regras:

  1. Escolha uma criança para se afastar do grupo.
  2. Enquanto essa criança está longe, os demais formam pares entre si.
  3. Cada par escolhe a primeira frase de uma música bem conhecida.
  4. Uma criança irá cantar metade dessa frase e a outra cantará o complemento. Exemplo: se a música escolhida for “Marcha Soldado”, a primeira criança cantará “Marcha soldado…” e a segunda cantará “Cabeça de papel!”
  5. Quando todas as duplas tiverem escolhido suas músicas, o grupo forma uma círculo. O ideal é que os pares fiquem bem misturados.
  6. A criança que estava afastada volta e vai para o centro do círculo. Sempre que ela apontar para uma criança da roda, ela deve cantar o seu trecho de música.

O objetivo de quem está no centro é memorizar o local de cada trecho de música para identificar as duplas.

Dica 7Monte um estúdio com caixas de papelão, crie o figurino com gravatas e paletós dos papais, monte uma câmera no tripé e coloque a criançada para apresentar o Telejornal das Férias, com notícias sobre as brincadeiras do dia.

Dica 8Os jogos são grandes oportunidades para desenvolver noções de planejamento, pensamento estratégico, além de criar situações em que eles terão de lidar com frustrações, com o inesperado e com a adversidade. As opções são infinitas, de jogos para dois até partidas entre muitos participantes. Reserve algum tempo para essa brincadeira.

Dica 9Utensílios eletrônicos que caíram em desuso, mas continuam ocupando espaço no quarto de despejos, podem ser ótimos laboratórios para as crianças se divertirem com ferramentas de adultos. Deixe-os desmontar tudo para descobrir o que existe do lado de dentro.

Dica 10Pode ser dentro de casa, ou no quintal. Use sua imaginação para inventar um circuito cheio de desafios que eles terão de superar. Vale criar “pedras” numa “piscina de lava vulcânica”, túneis escuros que para que rastejem dentro “pelo centro da terra”, cordas sobre as quais devem caminhar “sem cair no precipício”… Quanto maior o circuito, mais divertida fica a brincadeira.

A força do companheirismo…

Uma coisa que você não deve perder de vista é que as férias oferecem uma oportunidade para você ser o pai, mãe ou responsável que, no restante do ano, por conta de todos os compromissos e correrias da vida, você muitas vezes, não consegue ser. Por isso, tente programar pelo menos uma destas brincadeiras com seu filho:

Dica 11Se puder ir para um local de acampamento mesmo, é perfeito. Mas se isso não for possível, tente acampar no quintal de casa mesmo. O importante é ensiná-lo a armar a barraca, a mantê-la limpa e livre dos pernilongos, a montar uma fogueira e a proteger a comida e os utensílios dos insetos. Não se esqueça de reservar algum tempo, antes de dormir, para que vocês fiquem deitados observando o céu estrelado.

Dica 12Existem receitas na internet para você criar aros trançados de variados tamanhos que vão lhe render bolhas de sabão gigantescas e divertidíssimas!

Dica 13Num dia bem quente, peça para que as crianças deitem no chão fazendo poses engraçadas e, com um mangueira, jogue água sobre eles. Quando se levantarem, poderão ver o desenho do corpo impresso no chão. Acredite, eles vão pedir para repetir muitas e muitas vezes!

Dica 14Esta é uma brincadeira que estreita a relações de confiança. A ideia é simples: dar folga para os pés descalços e passar a eles a tarefa de sentir texturas. Para isso, você vai precisar de 10 bacias cheias com diferentes materiais. Podem ser pedras, areia, grãos de arroz, gelo, barro, gelatina, maisena diluída em água… Tente alternar substâncias quentes e frias, rígidas e maleáveis. Depois, vende os olhos de seu filho e leve-o para passear sobre o caminho de bacias.

Dica 15Escolha um parque bem gostoso, equipe a criançada com mochilas, bonés, protetores solares, repelentes, bússolas, mapas, garrafas de água e comidinhas e saia para um dia de caminhada.

Dica 16Eles adoram saber como se divertiam os pais. Escolha uma brincadeira da sua infância e passe um tempo brincando com seu filho e os amiguinhos.

Boas Férias!

Com essas dicas, você está pronto para se divertir com seus filhos. Desejamos a todos boas férias. Voltaremos em fevereiro de 2019, com mais novidades. Até lá.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus familiares e amigos! Ou se preferir responda com o e-mail da pessoa indicada.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco pelo nosso chat AJUDA.

Nélio Sales
Marketing de Produto
nelio.sales@mindlab.com.br

Uma plataforma

Com presença e resultado comprovados em mais de 21 países, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais.

Quer o Mindzup em sua escola? Entre em contato conosco!

E-mail: ajuda@mindlab.com.br | Tel: (11) 4933-1110

Rua Dr. Astolfo Araújo, 521 | Vila Mariana, São Paulo – SP CEP: 04012-070

Direitos Autorais © 2021, Mind Lab Brasil | Todos os direitos reservados. | Política de Segurança e Privacidade.