Continuo essa semana com algumas dicas para aliar o Programa MenteInovadora com o gosto do seu filho pela Matemática…
3. Mostre a importância de planejar o estudo da Matemática
As crianças e adolescentes podem ter dificuldades, mas em geral não são completos desastres em todos os conteúdos da matemática. O mais comum é ter facilidade em alguns tópicos, e dificuldade em outros. Para que você possa ajudar seu filho de maneira mais produtiva, é importante que vocês façam juntos um levantamento dos pontos críticos.
Com esses pontos identificados, vocês podem usar o Método da Filmadora para traçar um plano de trabalho. Esse método metacognitivo do Programa MenteInovadora nos mostra a importância de ter uma visão clara do objetivo que se quer alcançar para planejar as ações necessárias para alcançá-lo:
- Identifique cada conteúdo em que ele está com dificuldade.
- Trabalhem juntos sobre os conceitos desses conteúdos para tentar entendê-los.
- Façam uma lista de exercícios que podem ajudar a aplicar na prática esses conceitos.
- Marquem dias e horários definidos para que possam estudar juntos cada ponto.
- Façam avaliações esporádicas, depois de encerrar os estudos sobre um conceito. Dessa forma vocês revisam o conteúdo e ainda verificam quanto do aprendizado foi realmente efetivo.
- Retomem pontos que tenham sido esquecidos.
Um ponto importante que pode ajudar nesse caminho é trazer os conceitos para a vida a real.
4. Traga a Matemática para a vida real
Um dos fatores que contribui para aumentar a dificuldade de crianças e jovens com a matemática é a crença de que ela está dissociada da vida real. E isso não é verdade.
A matemática está presente em todos os momentos da nossa vida. No cálculo do troco no supermercado, na avaliação de frações de uma receita, na medição de distâncias e tempo percorrido numa viagem… As possibilidades, assim como os números, são infinitas!
Aproveite todas as oportunidades que surgirem para estimular o raciocínio matemático de seu filho e mostrar como os conteúdos que parecem tão difíceis no livro pode ganhar uma nova dimensão ao serem aplicados à vida real.
Nesse campo do estímulo ao raciocínio matemático, os jogos podem ser de grande ajuda.
5. Use os jogos para estimular o raciocínio matemático
Os jogos são uma ferramenta extraordinária para estimular o desenvolvimento do raciocínio matemático. Como você bem sabe, a metodologia do Programa MenteInovadora utiliza os jogos para desenvolver as habilidades socioemocionais. E você pode aproveitar esses mesmos jogos para ajudá-lo na matemática.
Confira três dos jogos do Programa MenteInovadora que podem ajudar seu filho a aprender matemática enquanto se diverte:
Hora do Rush – No tabuleiro com seis colunas e seis linhas, seu filho e você precisam encontrar o caminho para tirar o carro vermelho pela saída fazendo o menor número possível de movimentos. As cartas que acompanham o jogo propõem configurações de trânsito que são problemas matemáticos. O The New York Times certa vez se referiu ao Hora do Rush como o “jogo de tabuleiro para procurar algoritmos”.
Mancala – Jogado em duplas, este jogo africano milenar tem como objetivo conquistar todas as sementes do adversário, mas para conseguir esse feito, o jogador muitas vezes precisa entregar algumas de suas próprias sementes. É um ótimo jogo para desenvolver o raciocínio lógico e estratégico. Disponível no Mindzup para alunos do 2°ano do Ensino Fundamental.
Gamão – Apesar de fazer uso de dados, este é um jogo em que a vitória depende muito mais da estratégia,raciocínio e da matemática do que da sorte. Isso porque a corrida ao longo do tabuleiro não é um simples deslocar de peças. É preciso fazer contas e adotar diferentes estratégias a cada pontuação obtida nos dados.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus familiares e amigos! Ou se preferir responda com o e-mail da pessoa indicada.
Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco pelo nosso chat AJUDA.
Uma plataforma
Com presença e resultado comprovados em mais de 21 países, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais.
Quer o Mindzup em sua escola? Entre em contato conosco!
E-mail: ajuda@mindlab.com.br | Tel: (11) 4933-1110
Rua Dr. Astolfo Araújo, 521 | Vila Mariana, São Paulo – SP CEP: 04012-070
Direitos Autorais © 2021, Mind Lab Brasil | Todos os direitos reservados. | Política de Segurança e Privacidade.