Uma estrutura familiar funcional baseada no amor e na autoridade faz toda diferença na hora de atravessar as turbulências dessa fase
Já sabemos que a adolescência é um momento de grandes transformações, afinal todos passamos por ela. E agora vamos vivê-las novamente, só que a partir de uma nova perspectiva, a de pai, mãe ou responsável.
Neste papel, você terá de guiar seu filho(a) por esse processo de maneira suave, mantendo um equilíbrio delicado.
Como conseguir esse equilíbrio? O que fazer nos momentos de cara amarrada e silêncio intransigente em que seu filho(a) se tranca no quarto?
Não existem receitas prontas para lidar com esse momento. Mas há, sim, um aspecto fundamental que pode ajudar a todos os envolvidos nesse processo: a estrutura familiar.
O que é estrutura familiar?
Um equívoco comum é achar que estrutura familiar se refere à composição da família. Não é isso. O que importa aqui não é se um adolescente tem um pai e uma mãe casados, ou pais divorciados, ou ainda apenas uma mãe ou um pai solteiro.
Uma família pode ter inúmeras configurações nos dias de hoje. E todas podem funcionar bem ou mal, dependendo da forma como estruturam suas relações. E esse é o ponto fundamental quando se fala em estrutura familiar.
Uma família bem estruturada é aquela em que as relações entre pais e filhos estão solidamente estabelecidas sobre dois pilares fundamentais: o amor e a autoridade. Parece óbvio? Mas não é tão simples assim.
O pilar do amor
Ou da afetividade, como alguns preferem chamar, é construído diariamente, na forma como você dá e recebe atenção do seu filho.
Pare para pensar: você sabe os nomes dos melhores amigos e amigas de seu filho ou filha? Quando foi a última vez que vocês saíram para um passeio no parque sem telefones celulares nas mãos, e conversaram olhando um nos olhos do outro?
O ritmo da vida moderna e a distração das novas tecnologias são grandes inimigos de um bom vínculo afetivo real entre pais e filhos. E para construir esse vínculo é preciso parar para ouvir verdadeiramente o que seu filho(a) tem para lhe contar, para observá-lo, para dar atenção.
Quanto mais cedo você construir esse pilar, mais fácil será mantê-lo durante os momentos mais introspectivos da adolescência.
O pilar da autoridade
Embora racionalmente ele tente negar isso, todo adolescente precisa enxergar autoridade na figura do adulto que o conduz. Nem que seja para se revoltar contra essa autoridade, o que faz parte do processo de amadurecimento.
Quanto mais seguro, forte e consistente você for na relação, mais seguro e protegido seu filho(a) se sentirá. E é em cima da sua constância que ele vai construir a autoconfiança dele.
Ficou interessado em aprender mais sobre como construir essa estrutura de uma família funcional? Então não perca o nosso segundo vídeo da campanha #PrecisamosFalarSobreIsso com o psicólogo Marcos Meier:
Conto com o seu engajamento nesse importante fórum de discussões!
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus familiares e amigos! Ou se preferir responda com o e-mail da pessoa indicada.
Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco pelo nosso chat AJUDA.
Um abraço,
Uma plataforma

Com presença e resultado comprovados em mais de 21 países, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais.
Quer o Mindzup em sua escola? Entre em contato conosco!
E-mail: ajuda@mindlab.com.br | Tel: (11) 4933-1110
Rua Dr. Astolfo Araújo, 521 | Vila Mariana, São Paulo – SP CEP: 04012-070
Direitos Autorais © 2021, Mind Lab Brasil | Todos os direitos reservados. | Política de Segurança e Privacidade.