6 Métodos Metacognitivos para ajudar o seu filho a evitar o estresse do fim de ano!
O ano letivo entrou na reta final. E com as tão sonhadas férias no horizonte, o seu filho ainda tem de atravessar uma fase turbulenta de provas finais, recuperação de médias que estão baixas, estudos para vestibulares… Tudo isso, num momento em que as baterias já estão fracas. Afinal, foi um ano inteiro de dedicação e preocupações. A soma de todos esses fatores pode levar a uma situação de esgotamento físico e mental. É exatamente quando seu filho mais precisa manter a cabeça no lugar e as energias renovadas.
Quer ajudá-lo a evitar esse estresse? Então coloque em prática alguns dos Métodos Metacognitivos do Programa MenteInovadora que listo a seguir para evitar o famoso Burnout.
1. Método das Aves Migratórias: seja um aliado do seu filho!
Esta dica vem em primeiro lugar por uma razão muito importante: ela é a base para as próximas.
Trabalhar em conjunto é uma ótima maneira de aliviar um pouco a carga que seu filho sente sobre os ombros. Você não pode fazer por ele, mas pode se se transformar num poderoso aliado se for capaz de mobilizar a sua experiência de vida e conhecimento acumulados para indicar a ele caminhos que podem levá-lo a um resultado melhor
Ser uma aliado significa que você vai:
- Apoiá-lo em lugar de cobrá-lo;
- Mostrar a importância da organização na busca de um objetivo;
- Reforçar a importância do autoconhecimento na busca pela autoconfiança;
- Preocupar-se com ele e não apenas com os resultados das provas;
- Divertir-se com ele para mostrar que a vida é muito mais do uma nota.
Com essas cinco premissas na cabeça, você pode partir para o próximo passo.
2. Método do Semáforo: muita calma nessa hora…
Nem sempre é fácil para nós, pais ou responsáveis, mantermos a cabeça no lugar quando os resultados de nossos filhos estão muito abaixo do esperado. Mas se você não for capaz de controlar a sua própria ansiedade, seu filho vai se sentir ainda mais estressado e os resultados tendem a piorar.
O Método do Semáforo nos ensina a parar, refletir e só então agir. E o verbo que você precisa usar é esse: agir, em lugar de reagir.
Se você conseguir manter a calma diante de uma nota muito baixa, talvez consiga conversar de maneira mais produtiva sobre os motivos daquele resultado. E entender o que levou seu filho a um rendimento ruim é muito importante para que você possa aplicar o passo seguinte.
3. Método da Escada: Organizar para conquistar…
O planejamento estratégico é fundamental para alcançar resultados como você, com toda sua experiência profissional, sabe muito bem.
Uma boa forma de evitar o estresse de seu filho nessa hora é mostrar a ele a importância do planejamento. Com o Método da Escada, vocês podem traçar o objetivo final juntos e determinar os passos necessários para chegar até ele.
Colocando prazos para cada passo, seu filho pode vislumbrar que sim, ele é capaz de superar aquela dificuldade que tanto o atormentava. Com isso ele se acalma e o rendimento melhora.
4. Método do Espelho: O conhecimento de si próprio…
Quando você não conhece suas forças e suas fraquezas, qualquer caminho se torna muito mais difícil. Estimule seu filho a refletir sobre si próprio. Quais medos o impedem de avançar em determinadas disciplinas? Quais certezas o ajudam a ter resultados tão bons nas matérias em que ele é craque?
Se ele for capaz de listar ações práticas que dão bons resultados nas disciplinas em que tem notas altas e aplicá-las aos estudos das disciplinas em que tem dificuldades, já estará dando um passo significativo na conquista da autoconfiança. E essa é uma qualidade fundamental para diminuir a cobrança e estudar com maior eficiência.
5. Método do Detetive: Saiba tudo sobre a vida do seu filho!
Calma lá, não estamos falando em bisbilhotar a vida dele. Mas demonstrar preocupação com o bem-estar de seu filho, e não apenas com as notas que ele tira, é uma maneira de mostrar que você o ama, independentemente dos resultados escolares.
Elaborar perguntas bem objetivas, como nos ensina o Método do Detetive, é uma ótima maneira de demonstra essa preocupação e se manter informado sobre o que está acontecendo. Mas lembre-se de não usar as informações que você vai levantar nessas conversas para cobrá-lo mais tarde, ou o resultado será justamente o oposto: ele vai se sentir inseguro e perderá a confiança em você.
6. Método do Pintor: Encontre um lugar no quadro para o lazer…
É comum, nesses momentos de final do ano, que seu filho só enxergue livros pela frente. E isso amplia o estresse.
Com o Método do Pintor do Programa MenteInovadora, você pode mostrar a ele que o quadro da vida é feito de muitas outras partes diferentes. Divida a tela imaginária do cotidiano de vocês em quadrantes: um para os estudos, um para o lazer, um para os esportes, um outro para a introspecção, por exemplo. E mostre como os outros três são fundamentais para que o quadrante dos estudos funcione bem.
Estimule seu filho a praticar esportes – praticando com ele! Divirtam-se juntos indo ao cinema, saindo para um jantar, por exemplo. E estimule a prática da meditação e de técnicas de respiração, que podem ser aprendidas no YouTube e não precisam tomar mais do que 10 minutos por dia.
Com todos esses métodos metacognitivos a seu favor, você vai ser capaz de controlar a sua própria ansiedade e, dessa forma, ajudar seu filho a ir além do que você esperava dele.
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus familiares e amigos! Ou se preferir responda com o e-mail da pessoa indicada.
Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco pelo nosso chat AJUDA.
Uma plataforma
Com presença e resultado comprovados em mais de 21 países, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais.
Quer o Mindzup em sua escola? Entre em contato conosco!
E-mail: ajuda@mindlab.com.br | Tel: (11) 4933-1110
Rua Dr. Astolfo Araújo, 521 | Vila Mariana, São Paulo – SP CEP: 04012-070
Direitos Autorais © 2021, Mind Lab Brasil | Todos os direitos reservados. | Política de Segurança e Privacidade.