5 dicas para ajudar seu filho com a matemática!
Confira como os métodos metacognitivos e os jogos do Programa MenteInovadora podem ser seus aliados nessa tarefa.
A matemática é uma das disciplinas do currículo escolar mais temidas pelos alunos. E esse temor, que gera ansiedade e insegurança, dificulta a aprendizagem e o ânimo para estudar os conteúdos.
O resultado desse círculo vicioso é concreto: todos os anos, a matemática figura entre as matérias com menor porcentual de acertos na prova do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.
Mas por que isso acontece? Não existe uma razão única, mas sim uma combinação de fatores.
Compartilho com você um pouco do que investiguei, as possíveis causas desse problema e como apontar caminhos para que você possa ajudar seu filho não apenas a gostar da Matemática, mas também a se divertir com ela.
1. Você gosta de matemática?
Está comprovado cientificamente que toda criança aprende pelo exemplo, especialmente nos anos iniciais. E os aprendizados emocionais desses primeiros anos são carregados por ela na adolescência e na vida adulta.
Imagine uma criança que, desde pequena, tenha visto os pais dizendo que a matemática é muito difícil, que é preciso estudar muito para aprendê-la, que os próprios pais tinha notas péssimas nessa disciplina.
Como você acha que ela vai encarar a Matemática na escola?
Para resolver este primeiro problema, o Método Metacognitivo do Espelho, do Programa MenteInovadora, pode ser uma ótima ferramenta.
Para desenvolver o autoconhecimento, esse método estimula o hábito de revisitar as experiências vividas. Ao olhar para si mesmo com coragem e honestidade, você aprende com os erros e acertos cometidos.
Portanto, comece com uma autorreflexão:
- Como você se refere à matemática na frente de seu filho?
- Se você tem uma visão negativa da disciplina, por que você pensa dessa forma?
- Seria possível evitar essas frases na frente dele?
- Como você poderia mudar sua própria percepção da matéria e, dessa forma,
ajudar seu filho a desenvolver um novo olhar sobre esse tema?
2. Ajude seu filho a estudar
Pais que não gostam de uma disciplina dificilmente se sentem confortáveis para ajudar os filhos nos estudos desses conteúdos. E a falta de apoio familiar é um dos aspectos que desestimulam os adolescentes a perseguir resultados na matemática.
Não estamos falando aqui de ficar apenas cobrando que ele estude, pegando no pé… Esse caminho pode até ter resultado inverso, aumentando a resistência de seu filho à uma disciplina que se coloca como uma pedra no relacionamento dele com os pais.
Mas como ajudar seu filho a estudar se nem você sabe os conteúdos da matéria?
Aqui, vale lançar mão do Método da Escada. Esse método metacognitivo do Programa MenteInovadora desenvolve a habilidade de planejar e nos mostra como a organização da sequência das ações melhora o resultado final.
Então, que tal dar um passo de cada vez para ajudar seu filho a estudar matemática?
- Identifique o conteúdo em que ele está com dificuldade.
- Pesquise sobre esse conteúdo e aprenda sobre ele.
- Marque uma reunião com a professora de matemática para tirar suas próprias dúvidas sobre o conteúdo.
- Ajude seu filho na tarefa a partir do que você aprendeu.
Mostrar os progressos que você fez para ajudá-lo é um ótimo exemplo para ele. E vai ajudá-lo também a entender a importância do passo seguinte, que mostrei na próxima semana.
Até lá!
Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus familiares e amigos! Ou se preferir responda com o e-mail da pessoa indicada.
Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco pelo nosso chat AJUDA.
Uma plataforma
Com presença e resultado comprovados em mais de 21 países, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais.
Quer o Mindzup em sua escola? Entre em contato conosco!
E-mail: ajuda@mindlab.com.br | Tel: (11) 4933-1110
Rua Dr. Astolfo Araújo, 521 | Vila Mariana, São Paulo – SP CEP: 04012-070
Direitos Autorais © 2021, Mind Lab Brasil | Todos os direitos reservados. | Política de Segurança e Privacidade.