Esta semana iniciamos com uma reflexão sobre os objetivos que ainda não conseguiu atingir.

Onde foi que você errou?

Note bem, iniciei o texto usando a palavra “ainda”, porque a partir do momento em que você entender o que está dando errado, as chances de melhorar sua performance também nessas metas aumentam muito.

Agora, então, faça a lista dos desejos que ainda não se concretizaram. Por que eles deram errado? Qual foi o passo que levou a um resultado diferente do esperado? Que crenças o levaram a tomar aquela atitude? Será que essas crenças estão corretas ou são limitadoras, ou seja, o impedem de ver o problema sobre outros ângulos? Você poderia ter feito melhor? De que maneira?

Entender seus mecanismos internos de funcionamento, neste caso, é importante para que você possa fazer uma reavaliação do conjunto de crenças que limitam o seu comportamento.

Muitas delas podem estar baseadas em aprendizados emocionais passados que talvez não sirvam mais para você. Se for esse o caso, talvez seja a hora de jogá-las fora.

E a melhor forma de fazer isso é entender em que momentos elas são acionadas e que comportamentos desencadeiam. Conhecê-las profundamente vai ajudá-lo a anulá-las no futuro.

Assim como no caso dos êxitos, faça uma lista dos comportamentos negativos. As duas listas serão muito úteis agora:

Hora de corrigir os rumos

Com as listas dos comportamentos positivos e negativos, faça o seguinte exercício: pegue um dos seus êxitos e imagine o que teria acontecido com o resultado se você tivesse adotado um dos comportamentos negativos que acabou de listar. Ele teria passado para a lista de objetivos não atingidos?

Inverta o exercício. Para cada meta não atingida, tente aplicar um dos comportamentos positivos que melhor se encaixe à situação. O que teria mudado no resultado? Ainda dá tempo de corrigir esse final?

Conclua esta fase do exercício traçando uma nova lista de objetivos para o restante do ano organizada em três colunas, mais ou menos como no exemplo abaixo:

Objetivo Como atingi-lo Alerta!
O que você pretende conquistar Quais padrões de comportamento positivos podem ajudá-lo nesta tarefa Quais entre os seus padrões de comportamentos negativos podem atrapalhá-lo

Pronto, agora que você se conhece melhor, que tal tentar dar uma força para o(a) seu(sua) filho(a)? Como fazer isso?….

Senta que lá vem conversa…

Ok, sabemos que nessa fase da adolescência, os filhos nem sempre estão muito interessados em conversas com esses estranhos adultos que até outro dia eram heróis, mas agora são apenas humanos cheios de falhas e defeitos. Estabelecer a comunicação com o seu filho, porém, é muito importante.

Que tal mostrar a ele que você está usando um dos métodos que ele aprendeu na escola para reavaliar seus objetivos para o ano?

Essa pode ser uma boa porta de entrada para estimulá-lo a também reavaliar o andamento do ano dele até agora. Onde ele avançou? No que precisa melhorar? Como ele tem se saído com os esportes, os hobbies, os amigos? E na escola, como estão as notas? O que precisa melhorar? Ele está se sentindo bem ou mal preparado para as provas, para o Enem ou  vestibular? Ele tem algum plano traçado para melhorar o rendimento nesse aspecto?

Veja minha sugestão para ajudá-lo a alcançar as metas:

Use e abuse do Mindzup!

mockup-mindzup

A plataforma Mindzup é uma ferramenta fantástica não apenas para que seu filho melhore o aprendizado, mas também para ajudá-lo a avaliar o quanto ele já avançou e, dessa forma, fazer as correções de rumo necessárias. E em tudo isso ele pode contar a sua ajuda.

Funciona assim: Além dos jogos disponibilizados (os quatro jogos das Olimpíadas Mind Labmais o jogo correspondente ao ano letivo do aluno), onde estimula a integração entre as pessoas e muito privilegiada para desenvolver habilidades, aprimorar as funções executivas, criar e fortalecer vínculos.

Diariamente, seu filho recebe missões para conquistar o Conhecimento Perdido. São perguntas de quatro áreas do conhecimento: Português, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza (de acordo com o ano escolar). Seguindo a matriz do Saeb, ENEM e referências da BNCC. Ao responder a essas perguntas, ele acumula pontos que vão abrindo acesso a novas perguntas e missões.

Dentro da área denominado “mochila”, você e seu filho podem visualizar todos os dados de desempenho dele ao longo da jornada. Como um verdadeiro mapa do caminho do conhecimento, esses relatórios mostram onde seu filho precisa melhorar para alcançar novos desafios, desbloquear missões e aprender cada vez mais.

Além disso conta com Badges (medalhas), livros para consulta, com informações sobre a Mind Lab, o programa MenteInovadora, os jogos estudados (regras e estratégias), dependendo da série. Não é demais? Calma que ainda não acabou…

Teste de conhecimentos nas avaliações do Mindzup

Além das missões diárias, o Mindzup coloca à disposição do seu filho também uma Estação de Avaliações, que a escola pode ou não aderir. Ali, o aluno pode responder às avaliações da escola na data e horário determinados pelo professor.

Para todos os alunos do Ensino Médio, o Mindzup ainda oferece a possibilidade de realizar simulados calibrados ao conteúdo programático do ano escolar.

Outra funcionalidade que a escola pode ou não aderir diz respeito às redações. Para ser autor de um texto inédito, inúmeras habilidades são acionadas e, assim, desenvolvidas.

E então? Pronto para embarcar nessa missão? Estimule seu filho a aproveitar todos os recursos do Mindzup, conquiste o privilégio de guiá-lo na construção do conhecimento e se transforme num influenciador do futuro dele.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus familiares e amigos! Ou se preferir responda com o e-mail da pessoa indicada.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco pelo nosso chat AJUDA.

Nélio Sales
Marketing de Produto
nelio.sales@mindlab.com.br

Uma plataforma

Com presença e resultado comprovados em mais de 21 países, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais.

Quer o Mindzup em sua escola? Entre em contato conosco!

E-mail: ajuda@mindlab.com.br | Tel: (11) 4933-1110

Rua Dr. Astolfo Araújo, 521 | Vila Mariana, São Paulo – SP CEP: 04012-070

Direitos Autorais © 2021, Mind Lab Brasil | Todos os direitos reservados. | Política de Segurança e Privacidade.