Quem nunca se sentiu culpado por não ter tempo para os filhos? Quem nunca pensou que poderia estar mais presente no dia a dia deles?

Tempo com os filhos: qualidade x quantidade

Você já está cansado de ouvir essa: qualidade vale mais do que quantidade e isso vale para quase tudo na vida, com os pequenos não é diferente. Pelo menos é o que afirma uma pesquisa canadense sobre o assunto (saiba mais aqui).

Você não precisa estar ali do ladinho dele o tempo todo, mas esforce-se para estar presente em ocasiões importantes, além de despender algum tempo do dia a dia.

Aliás, não adianta nada estar presente se você está estressado ou tenso por sentir-se culpado. As crianças percebem e entendem essa experiência de forma negativa (tudo o que você não quer, certo?).Family Playing

Assim como no Programa MenteInovadora nós construímos a relação Professor-aluno, você também precisa criar este vínculo com seus filhos. Um bom vínculo é necessário para uma eficácia na aprendizagem humana, que é, antes de mais nada, relacional.

O diálogo é fundamental, e não há diálogo sem humildade; autossuficiência é incompatível com o diálogo.

Devemos sentir e saber ser tão “humano” quanto eles, colocando-nos em condições de trocas significativas, sem abdicar do nosso papel de Pai, Mãe ou responsável.

Construir uma relação baseada no respeito mútuo e na consideração pelas diferenças individuais e incentivar, nos filhos, a busca cada vez maior de crescimento próprio, baseados na consciência de que são modificáveis.

Aproveite este período de férias escolares para se aproximar ainda mais deles!

Tempo com os filhos: 4 formas de aproveitá-lo

Mas se os pequenos, já não são mais tão pequenos assim, confira algumas ideias bem simples:

1. Conte uma história antes de dormir

Pode ser uma história da sua cabeça, uma história conhecida, um livro, uma canção de ninar…não importa. Esses momentos vão ficar guardados na memória dos seus filhos.

2. Converse com seu filho (de verdade!)

Aproveite um tempo livre com calma, como o jantar e pergunte como estão seus afazeres, o que ele pensa sobre alguns assuntos, definam planos para o final de semana… Puxe papo, preste atenção genuína e demonstre real interesse. Essa troca vale ouro!

 3. Assistam juntos a seus programas favoritos

Ele adora aquele desenho infantil? Ou ainda: aquela série nova no Netflix? Assista com eles, demonstre interesse pela história, cantem juntos, joguem juntos, acesse o Mindzup com eles e vivam essa experiência! Vocês podem descobrir muitas coisas um sobre o outro.

4. Coloque na lancheira ou na mochila mensagens carinhosas

Um bilhetinho ou um post it com “Tenha um bom dia, filhão”, “O lanchinho é especial hoje” ou ainda “Nós amamos você” são ótimas pedidas e estreitam os laços.

Estreitar a relação pai e filho é fundamental para o desenvolvimento de habilidades para a vida do seu filho. Esteja presente e demonstre interesse por ele (mesmo que ele tenha quase 18 anos, viu?)

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus familiares e amigos! Ou se preferir responda com o e-mail da pessoa indicada.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco pelo nosso chat AJUDA.

Nélio Sales
Marketing de Produto
nelio.sales@mindlab.com.br

Uma plataforma

Com presença e resultado comprovados em mais de 21 países, a Mind Lab é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais para o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais.

Quer o Mindzup em sua escola? Entre em contato conosco!

E-mail: ajuda@mindlab.com.br | Tel: (11) 4933-1110

Rua Dr. Astolfo Araújo, 521 | Vila Mariana, São Paulo – SP CEP: 04012-070

Direitos Autorais © 2021, Mind Lab Brasil | Todos os direitos reservados. | Política de Segurança e Privacidade.